segunda-feira, 28 de junho de 2010

1 comentário:

  1. Drogas Népia
    Quando intervimos com uma dada população, é necessária a “descoberta” de metodologias adequadas para atingir determinados fins. Estudamos, investigamos, vamos por tentativa erro até que descobrimos que a intervenção, com resultados, se consegue atingir por pequenos gestos e iniciativas que no imediato parecem não surtir o efeito desejado mas que a semente, após ter sido lançada e com o devido tratamento criará os seus frutos.
    É assim que descrevo a iniciativa, Drogas Népia, levado a cabo pela equipa da Acompanha, projectos Primar e Clic na cidade de Peniche.
    Eu estive lá, e de facto, o envolvimento de cerca de 500 participantes, de destacar os inúmeros jovens dos Bairros em que os projectos têm vindo a intervir e as cerca de 40 organizações locais, demonstra que querer é, de facto, poder! Sim, é possível, quando se acredita e trabalha com a convicção de que a semente é necessária para o desenvolver de jovens mais saudáveis e livres de drogas.
    Ver jovens, que até então a participação e envolvimento social era inexistente e até mesmos impensáveis, a participarem, organizarem e sentirem que podem, afinal, serem úteis à comunidade, fá-los experimentar novas sensações que lhes trará as dependências que tanto procuramos: A responsabilidade e a pró- actividade.
    Foram 24 horas de futebol em que a boa disposição, a camaradagem, o convívio e a entrega permitiram que o dia não fosse esquecido e que de uma forma saudável demonstramos que as drogas não são necessárias para a criação de momentos agradáveis e divertidos.
    Certamente que, este dia, esta iniciativa, esta participação irá perpetuar no tempo e nas nossas memórias, por isso, para o ano, queremos ver esta iniciativa de volta com a participação em massa da comunidade de Peniche!
    Muito obrigada a todos os que fizeram desta iniciativa o sucesso que foi, em especial as equipas dos projectos Primar e Clic!

    Sandra Pancas

    ResponderEliminar